Sonhar não custa nada, mas se seu sonho é morar na Europa, ele pode custar — e muito. Segundo o estudo Expat Insider 2025, da InterNations, 5 dos 10 países menos acessíveis para estrangeiros estão localizados no velho continente.
De acordo com o ranking, o pior colocado dentre os europeus e ocupante da penúltima posição geral é o Reino Unido.
Tendo a libra esterlina como sua moeda nacional — uma das mais caras do mundo —, não é de hoje que a terra do rei Charles tem um dos custos de vida mais altos de vida. Desde 2017 o país figura no estudo no top 10 países mais caros para estrangeiros.
Segundo o estudo, 6 a cada 10 expatriados (61%, para ser mais exato) que moram e trabalham no país dizem estar insatisfeitos com o custo de vida.
Além disso, metade dos entrevistados consideram que sua renda familiar disponível não é suficiente para morar no país.
LEIA MAIS: Ação pagadora de dividendos é considerada “o coração da carteira” e está entre as 5 principais recomendações para buscar renda extra neste mês
Ao lado do Reino Unido, Finlândia, Irlanda, Noruega e Turquia também figuram entre os menos acessíveis. Na vida, tudo tem seu preço — e a Europa também.
Confira abaixo os últimos 10 colocados da lista:
- 37º Noruega
- 38º Austrália
- 39º Irlanda
- 40º Coréia do Sul
- 41º Cingapura
- 42º Catar
- 43º Turquia
- 44º Finlândia
- 45º Reino Unido
- 46º Canadá
E o pior?
Considerado o país menos acessível financeiramente para estrangeiros, mais da metade dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com a vida que levam no Canadá. O resultado foi um pouco pior que o do Reino Unido. Seis em cada 10 expatriados (62%) reclamaram das condições do país.
O país mais ao norte das Américas tem lugar cativo no indesejado top 10 há 7 anos, desde 2018.
Como o estudo foi feito
Para realizar o estudo, os estrangeiros residentes nos países classificaram três fatores em uma escala de um (muito ruim) a sete (muito bom): custo de vida geral; satisfação com sua situação financeira; e se a renda familiar disponível do entrevistado é suficiente para levar uma vida confortável.
Para um país participar do ranking, ele precisa ter ao menos 50 participantes na pesquisa. Neste ano, 46 destinos atingiram este limite.
The post Tudo tem seu preço, e morar na Europa também — 5 dos 10 países com maior custo de vida estão no velho continente; confira a lista appeared first on Seu Dinheiro.