Depois de sair fortalecido das eleições legislativas na Argentina no último domingo (26), na qual as expectativas apontavam para vitória da oposição, Javier Milei está colocando a motosserra para trabalhar.
Analistas internacionais entendem que, a partir de agora, os pacotes de reformas propostos pelo ultraliberal têm mais chances de passarem pelas Casas Legislativas do país.
Uma dessas propostas é a chamada Lei de Promoção de Investimentos e Emprego, que contém uma mudança polêmica: o aumento da jornada de trabalho de 8h para 12h diárias.
Na visão de Milei, a mudança ajudaria a formalizar cerca de oito milhões de empregos, o que daria margem para, na sequência, implementar uma reforma tributária ainda mais agressiva do que o planejado, com a redução de até 20 impostos diferentes.
Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas.
- VEJA TAMBÉM: BANCO CENTRAL sob PRESSÃO: hora de baixar o tom ou manter a SELIC nas alturas? – assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
Quais são as chances da mudança apoiada por Milei ser aprovada?
O resultado da eleição do último domingo (26) garantiu ao governo a minoria de um terço em ambas as Casas Legislativas, o que é crucial para sustentar vetos presidenciais — e evitar um possível impeachment do presidente.
O La Libertad Avanza (LLA) conseguiu um total de 92 dos 257 assentos na Câmara e 19 dos 72 assentos no Senado. Apesar disso, será necessária a consolidação de acordos para que as propostas passem com alguma suavidade pelo Congresso.
Apesar das reformas estruturais serem vistas como positivas pelo mercado no longo prazo, o resultado de curto prazo é extremamente impopular. E, vale dizer, Milei ainda tem mais dois anos pela frente com um Congresso em que ainda não tem maioria absoluta.
*Com informações do Money Times
The post Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições appeared first on Seu Dinheiro.