O Tesouro Direto passará a funcionar de forma ininterrupta a partir de janeiro de 2026. Isso significa que investidores poderão comprar e resgatar títulos públicos 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, sem depender do horário comercial.
A mudança faz parte de um pacote de medidas do Tesouro Nacional para atrair novos investidores e facilitar o acesso aos produtos do governo, segundo informações do jornal O Globo.
Além disso, outra novidade na agenda é a criação de um título voltado para reservas de emergência, com rendimento atrelado à taxa Selic e sem marcação a mercado.
A marcação a mercado é um mecanismo que atualiza o valor dos títulos com base nas taxas de juros e na cotação de mercado, o que faz o preço variar ao longo do tempo.
- CONFIRA: O Seu Dinheiro liberou acesso gratuito a análises de mercado aprofundadas e recomendações de investimento; confira como turbinar seus ganhos
A ideia é que este novo produto proteja os investidores das oscilações de preço que os títulos públicos estão sujeitos atualmente. Isso quer dizer que, mesmo que o investidor precise resgatar o dinheiro antes do vencimento, não haverá perdas financeiras.
Segundo o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, a combinação de horários flexíveis e o novo produto deve atrair principalmente famílias que nunca investiram e que têm disponibilidade limitada fora do expediente.
Mudanças no Tesouro Direto
O pacote também prevê simplificação na portabilidade de títulos públicos, que hoje exige resgate prévio. O site da plataforma também deverá mudar, além do lançamento de novas campanhas de educação financeira.
Atualmente, o Tesouro Direto reúne cerca de 3 milhões de investidores, número considerado baixo diante do potencial do mercado.
A plataforma oferece diversos títulos públicos, todos de renda fixa e considerados investimentos seguros pelo mercado por terem a garantia do governo federal.
Os títulos disponíveis no Tesouro Direto são:
- Tesouro Selic: rende de acordo com a taxa básica de juros, indicado para reserva de emergência;
- Tesouro IPCA+: garante retorno real acima da inflação, ideal para objetivos de longo prazo;
- Tesouro Prefixado: paga juros fixos no vencimento, indicado para quem quer previsibilidade;
- Tesouro Renda+: título para a aposentadoria, com correção da inflação e pagamentos periódicos;
- Tesouro Educa+: voltado a programas de educação financeira e planejamento de médio e longo prazo.
*Com informações de O Globo.
The post Tesouro Direto vai operar 24 horas por dia a partir de 2026 appeared first on Seu Dinheiro.