Se você está entre os brasileiros que sonham em começar 2026 no azul, uma nova oportunidade de regularizar as finanças neste ano chega em novembro. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira terá início no dia 1º do próximo mês e permitirá que consumidores endividados renegociem suas dívidas com bancos com condições especiais.
A iniciativa oferece parcelamentos, descontos no valor total da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, tornando mais fácil sair do vermelho.
O foco do mutirão é facilitar a negociação de dívidas contraídas em modalidades como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras formas de crédito bancário.
- LEIA MAIS: Quanto poupar para ter aposentadoria de R$ 6 mil ou mais? Calculadora do Seu Dinheiro ajuda a planejar a independência financeira
“Além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, disse Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, em nota.
As negociações serão feitas diretamente com as 160 instituições participantes, tanto pelos canais oficiais quanto pelo portal ConsumidorGov.br.
A iniciativa é coordenada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com mais de dezenas instituições financeiras, além do Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.
Segundo a Febraban, na última edição, o mutirão ajudou a repactuar mais de 1,4 milhão de contratos.
Como funciona o novo mutirão dos bancos?
Quem pode participar?
Qualquer pessoa com dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras pode participar.
No entanto, as dívidas não podem ter bens dados em garantia, como imóveis ou veículos, o que exclui financiamentos desses bens do mutirão.
Como saber quais dívidas tenho?
Você pode consultar suas dívidas em atraso através do relatório Registrato, mantido pelo Banco Central, onde é possível acessar informações sobre empréstimos, financiamentos e outras pendências financeiras. Confira aqui.
Posso negociar várias dívidas?
O mutirão permite que você negocie diversas dívidas ao mesmo tempo, mas será necessário abrir uma negociação separada para cada instituição.
O Procon também pode orientar os consumidores que não têm recursos suficientes para o pagamento, ajudando na criação de um plano de pagamento acessível.
E se minha dívida não for com o banco?
Além do mutirão bancário, o Feirão Serasa Limpa Nome também ocorre no mesmo período, permitindo a negociação de dívidas não bancárias, como as de varejo, telecomunicações e energia.
O feirão oferece descontos e a oportunidade de quitar dívidas com empresas do setor público e privado.
Outra possibilidade é negociar as dívidas atrasadas nas agências dos correios participantes do feirão.
Como renegociar as dívidas no mutirão?
A adesão ao mutirão pode ser feita de duas formas:
- Diretamente com o banco, utilizando seus canais digitais.
- Através do site: https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1760044346718, onde o consumidor pode selecionar a instituição financeira com a qual deseja negociar. É preciso lembrar que, para a negociação na plataforma, é necessário que o consumidor possua conta gov.br nível prata ou ouro. Confira aqui o passo a passo para criar um login e migrá-lo para estes níveis. Após o envio da solicitação, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder.
Importante: O mutirão é destinado apenas a dívidas em atraso. Se você já identificou dificuldades com parcelas que ainda vão vencer, o mais indicado é entrar em contato com o banco antes que a situação se agrave.
Quais bancos vão participar do mutirão?
Segundo a Febraban, alguns bancos e instituições financeiras criaram canais específicos para este Mutirão. A lista está logo abaixo.
Caso seu banco não esteja na lista, a recomendação é entrar em contato diretamente pelos canais oficiais da instituição.
Confira a lista:
- ARC4
- Banco do Brasil
- Banco Carrefour
- Banco Alfa
- Banco BMG
- Banco BRB – Banco De Brasília
- Banco BV
- Banco Daycoval
- Banco Digimais
- Banco Fibra
- Banco Inter
- Banco Mercantil
- Banco do Nordeste
- Banco Original e Picpay
- Banco Pan
- Banco Semear
- Banco Triângulo S/A
- Banco Topázio
- Banco Volkswagen
- Banpará
- Banrisul
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Cetelem
- C6 Bank
- Inbursa
- Itaú
- Nbcbank
- Paraná Banco
- Safra
- Santander
- Santander Financiamentos
- Senff
- Sicredi
- Tribanco
The post Quer sair do vermelho? Bancos farão mutirão de renegociação em novembro; saiba como participar e quitar dívidas em atraso appeared first on Seu Dinheiro.