O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) elegeu a engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano como diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia.
Com a nomeação, a diretoria da maior estatal brasileira passa a ter cinco mulheres, com uma delas, Magda Chambriard, ocupando a presidência, de um total de nove integrantes.
É a primeira vez na história que a alta administração da Petrobras é comandada majoritariamente por mulheres — uma exceção entre as companhias de capital aberto no país.
- SAIBA MAIS: As apostas mais promissoras do mercado financeiro para o 2º semestre estão organizadas em um e-book gratuito do Seu Dinheiro; baixe gratuitamente
Em setembro de 2024, o estudo Mulheres em ações da B3 revelou que apenas 6% das 359 empresas listadas na bolsa possuem três ou mais mulheres em sua diretoria estatutária, enquanto 59% não têm representação feminina.
A Petrobras afirma que a nova formação da diretoria executiva demonstra o empenho da empresa com a diversidade e a equidade de gênero, consolidando sua liderança no mercado brasileiro.
“Estamos comprometidas em ampliar a participação feminina em todos os setores da Petrobras porque acreditamos que o ambiente de trabalho é mais saudável e produtivo quando há diversidade na equipe. Espero que possamos inspirar outras mulheres a almejarem posições de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, ainda majoritariamente masculino”, disse Chambriard.
Transição energética e sustentabilidade
Criada em abril de 2023, a diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras centraliza e otimiza as iniciativas da companhia em relação à transição energética. A área abrange os processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis, trabalhando também em colaboração com outras áreas da empresa no desenvolvimento e pesquisa de projetos conectados à transição verde.
“Seguiremos investindo fortemente em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação de fontes de energia renovável. Como líderes na transição energética, reiteramos o compromisso de zerar nossas emissões [de gases de efeito estufa] operacionais, o net zero, até 2050”, disse, em nota, a nova diretora.
Laureano, funcionária de carreira da Petrobras, possui 45 anos de experiência, sendo 37 deles dedicados à empresa, com 21 anos em cargos de gerência. Ela atuou nas áreas de Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, e presidiu a Gaspetro, subsidiária da estatal em parceria com a Mitsui Gás S.A., que gere participações em 19 distribuidoras de gás natural em vários estados do Brasil.
Após a aposentadoria na Petrobras, ela atuou como consultora em diversos projetos na área de gás natural. Atualmente, exercia a presidência da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.
O prazo da gestão de Laureano é até 13 de abril de 2027, mesmo período dos demais membros da diretoria-executiva.
*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo
The post Petrobras indica nova diretora de sustentabilidade e passa a ser comandada por maioria feminina appeared first on Seu Dinheiro.