A Neoenergia (NEOE3) anunciou na sexta-feira (18) que fechou uma parceria estratégica com a Ambev (ABEV3) para a autoprodução de energia eólica.
O acordo, firmado por meio da subsidiária Neoenergia Renováveis, envolve dois contratos entre as companhias.
Um Contrato de Compra e Venda de Ações (CCVA), por meio do qual a Ambev deve adquirir participações minoritárias de 5,73% em três empresas de energia renovável subsidiárias da Neoenergia Renováveis.
- VEJA TAMBÉM: Como investir no cenário macroeconômico atual? Confira as principais recomendações do BTG Pactual em uma curadoria gratuita do Seu Dinheiro
São elas: Oitis 3, Oitis 5 e Oitis 7, coletivamente chamadas de SPEs.
O segundo termo é um Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (PPA). Este acordo garante o fornecimento de energia elétrica para a Ambev, gerada pelas SPEs adquiridas.
Autoprodução de energia pela Ambev
A parceria de Neoenergia com Ambev será para uma autoprodução de energia por equiparação, utilizando fonte eólica.
Neste modelo de acordo, a Ambev se torna sócia das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) da Neoenergia, e pode participar dos resultados das usinas. Assim, reduzirá seus custos com energia.
A energia será gerada a partir das SPEs, que fazem parte do Complexo Eólico de Oitis da Neoenergia. Este complexo está localizado nos estados do Piauí e da Bahia e possui uma capacidade instalada total de 566,5 MW.
Com a conclusão da operação, 55 MWm (megawatts médios) da energia gerada serão destinados à Ambev até o ano de 2033.
É importante notar que a parceria já recebeu a aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 29 de maio de 2025, e a decisão transitou em julgado em 18 de junho de 2025.
Entretanto, a finalização completa da operação ainda depende de outras condições usuais para transações deste tipo, segundo o comunicado da Neoenergia.
The post Neoenergia (NEOE3) e Ambev (ABEV3) firmam parceria para autoprodução de energia eólica appeared first on Seu Dinheiro.