A Caixa Econômica Federal vai voltar a financiar até 80% do valor de imóveis residenciais, segundo o presidente da empresa, Carlos Antônio Vieira Fernandes.
A informação faz parte da série de anúncios feitos pelo governo federal nesta sexta-feira (10) no evento de lançamento do novo modelo de crédito imobiliário da União.
Vieira ainda disse que as mudanças no crédito imobiliário divulgadas hoje junto aos ajustes nas regras de saque do FGTS permitirão o retorno do financiamento de até 80%. O limite era 70% desde novembro do ano passado.
- VEJA TAMBÉM: Tempestade à vista para a BOLSA e o DÓLAR: o risco eleitoral que o mercado IGNORA – assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
Tipos de financiamento disponíveis
Esse novo teto de financiamento vai valer para a compra de imóveis novos e usados financiados na modalidade Sistema de Amortização Constante (SAC), segundo informações do jornal O Globo.
Nesse tipo de disponibilização de crédito, o valor da amortização é sempre igual, os juros são o que muda com o passar dos meses. Por isso, as primeiras parcelas costumam ser mais altas.
Já para o tipo de financiamento Price, que possui parcelas fixas, o limite permanecerá em 70%.
Entenda as “mudanças no crédito imobiliário” citadas por Vieira
O governo federal anunciou um novo modelo de crédito imobiliário nesta sexta-feira (10), com direito a um evento de lançamento. O presidente da Caixa estava presente.
Esse novo modelo muda as regras de uso dos recursos da poupança com intuito de ampliar o crédito imobiliário disponível para os brasileiros.
- LEIA TAMBÉM: Onde investir em outubro? O Seu Dinheiro reuniu os melhores ativos para ter na carteira neste mês; confira agora gratuitamente
Antes do projeto | Com o novo modelo de crédito imobiliário |
65% do dinheiro depositado em poupança é destinado ao crédito imobiliário; 15% são de uso livre pelos bancos; e 20% ficam obrigatoriamente retidos no Banco Central como depósitos compulsórios (BC), restringindo o volume de crédito disponível. | 80% dos recursos deverão ser aplicados no Sistema de Financiamento Habitacional (SFH), com taxa de juros máxima de 12% ao ano; 20% no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que opera a taxas de mercado; e Não vai mais existir direcionamento obrigatório ao BC. |
Durante o evento de lançamento do novo modelo, Vieira destacou ainda que o projeto tem potencial para destravar o financiamento habitacional e estimular o setor da construção civil. A Caixa Econômica Federal deve financiar mais de 80 mil novas moradias até 2026 com a mudança, segundo estimativas.
*Com informações do Money Times.
The post Hora de comprar uma casa própria? Caixa voltará a financiar 80% do valor dos imóveis appeared first on Seu Dinheiro.