O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou a lista com as projeções dos países que mais vão crescer em 2025 — e não necessariamente por bons motivos.
A lista é encabeçada por ninguém menos que o Sudão do Sul, país localizado no norte da África.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Seu Dinheiro
Considerado o país mais jovem do mundo, ele foi fundado em 2016, após uma guerra civil que dividiu o Sudão. Mesmo assim, as disputas internas continuam.
Com uma economia considerada frágil, viu seu Produto Interno Bruto (PIB) despencar 27% em 2024.
Para 2025, o fundo vê uma recuperação de 26% — daí porque o número não indica, necessariamente, uma economia saudável.
Um dos principais produtos do país é o petróleo, que responde por cerca de 90% da receita do governo e por uma parcela significativa das exportações nacionais.
O problema é que os gasodutos que transportam a commodity passam pelo Sudão, onde o fornecimento é interrompido com frequência em meio às disputas entre os dois países.
Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, a exportação de petróleo via o oleoduto Dar Blend foi interrompida, causando uma forte contração econômica.
Economia do petróleo
Em segundo lugar na lista está a Líbia, país que passa por guerras e instabilidade política desde a deposição de Muamar Khadafi em 2011.
A expectativa é de crescimento de 15,6%. Outro ponto em comum com o primeiro colocado é o fato de o país ser produtor de petróleo.
- LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
De acordo com um relatório do FMI divulgado em março, “as perspectivas continuam dominadas pelo desenvolvimento do setor petrolífero”.
Ainda segundo o documento, a recuperação do crescimento em 2025 também terá como base a produção da commodity — neste caso, sua expansão.
Representante sul-americano
Já a Guiana também vai experimentar um crescimento acelerado, de 10%, igualmente impulsionado pelo petróleo.
A antiga colônia britânica tornou-se uma grande produtora da commodity praticamente da noite para o dia.
Até 2019, a Guiana não produzia sequer uma gota do combustível. Atualmente, o país extrai cerca de 650 mil barris por dia (bpd) e espera mais do que dobrar esse volume nos próximos anos.
Em setembro, o governo aprovou uma nova licença de exploração para o projeto marítimo Hammerhead, que será operado pela americana ExxonMobil (XOM).
Segundo o Ministério de Recursos Naturais da Guiana, quando o desenvolvimento do campo Hammerhead for concluído, em 2029, a produção nacional deverá alcançar 1,5 milhão de barris por dia.
Irlanda
Primeiro europeu da lista, a Irlanda deverá crescer 9,1%. O país vive um verdadeiro boom econômico. A média de crescimento real nos últimos dez anos foi de cerca de 7,8% ao ano.
O motivo? Uma enxurrada de investimentos de multinacionais e exportações.
E não é para menos: segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é o país mais produtivo do mundo, o que tem atraído cada vez mais capital estrangeiro.
Já no primeiro trimestre de 2025, houve um crescimento trimestral expressivo (9,7% em comparação ao trimestre anterior), impulsionado por um aumento muito forte nas exportações farmacêuticas.
No entanto, parte desse crescimento também está ligada a uma corrida de exportações após o presidente Donald Trump implementar suas tarifas comerciais.
Veja os 10 países com maior projeção de crescimento:
1. Sudão do Sul – 24,3%
2. Líbia – 15,6%
3. Guiana – 10,3%
4. Irlanda – 9,1%
5. Quirguistão – 8%
6. Tadjiquistão – 7,5%
7. Etiópia – 7,2%
8. Geórgia – 7,2%
9. Butão – 6,8%
10. Uzbequistão – 6,8%
The post Do Sudão do Sul à Guiana: os países que vão crescer até 26% em 2025 — e não necessariamente por bons motivos appeared first on Seu Dinheiro.