Blog

Corrientes 348 promove festival com cortes exclusivos do terroir argentino

O Corrientes 348 vai dobrar a aposta nos sabores argentinos. Isso porque a rede, inspirada na tradição da parrilla de Buenos Aires, vai sediar um festival de cortes exclusivos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para isso, terá a parceria da Cabaña Juramento, uma tradicional produtora de carnes premium do país.

Oito opções de origem especial e tiragem limitada serão oferecidas nas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a partir do dia 17 de outubro. O Corrientes 348 da Marina da Glória, inclusive, figura entre os estabelecimentos cariocas recomendados pelo Guia Michelin em 2025. 

  • CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber

Os cortes estarão disponíveis enquanto durarem os estoques. Entre eles, os já conhecidos ancho, chorizo, picanha, mas também o “asado de tira”, apontado por Henrique Freitas, consultor de carnes do 348, como um dos destaques da temporada.

O cardápio do festival é à la carte e as opções vão de R$ 176 (meio corte de bife de chorizo) a R$ 360 (entraña).

O sabor do norte da Argentina

A parceria com a produtora de carnes da Argentina será responsável por garantir cortes suculentos: “A Cabaña Juramento nos fornece todo o terroir do norte do país, com foco em sabor, maciez e suculência”, afirma Freitas.

Os diferenciais da carne oferecida incluem a altitude elevada, a grande variação de temperatura e as pastagens nativas do terroir de Salta. Fatores como estes permitem a criação de bovinos com desenvolvimento muscular diferenciado e alimentação mais natural. 

O chorizo é uma das opções de cortes do festival
O chorizo é uma das opções de cortes do festival

Segundo Freitas, o diferencial da Cabaña Juramento está no controle de todo o processo. “É um dos pouquíssimos lugares que trabalham com genética, cria, recria e engorda dentro de uma mesma propriedade, fazendo o ciclo completo de uma forma vertical, inclusive com indústria”, diz. Assim, ele afirma ser possível obter uma carne praticamente customizada, definida para “agradar os paladares mais exigentes”.

De acordo com o consultor, há um ano foi selecionado um lote de 300 animais das raças Braford e Brangus, que passaram, além da recria, por uma terminação, ou seja, a última etapa do ciclo de produção de bovinos, de 200 dias de confinamento. Como aponta Freitas, este é um tempo acima da média. 

A estratégia foi usada para aumentar a deposição de gordura a fim de amplificar o marmoreio natural da carne. Isto é, a gordura intramuscular distribuída em pequenas veias ou pontos entre as fibras da carne, que tem aparência semelhante ao mármore. Quanto maior o marmoreio, mais macia, e suculenta a carne. “Estamos falando de 70 a 80 dias a mais, com o objetivo de expressar o máximo do potencial genético. Com isso, temos um produto único.”

Os cortes exclusivos 

“Os cortes de carne são as diferentes porções extraídas a partir de um animal. Cada músculo possui características únicas em termos de textura, irrigação sanguínea e cobertura de gordura, por exemplo”, explicou Henrique Freitas ao Seu Dinheiro.

Na seleção de cortes do festival do Corrientes 348, estão os conhecidos bife ancho, chorizo e picanha. Além disso, é possível provar “ojo de bife”, que é um filé de costela; entraña, retirada do diafragma do boi; e denver, proveniente da parte dianteira do animal. Já o destaque “asado de tira” é feito a partir da costela bovina cortada em tiras finas na transversal, incluindo os ossos.

O ancho também está entre as opções de cortes exclusivos
O ancho também está entre as opções de cortes exclusivos

“Os cortes do dianteiro tendem a apresentar sabores mais intensos e minerais, geralmente com menor cobertura de gordura. Em contrapartida, os cortes do traseiro costumam ter maior cobertura de gordura e sabores mais delicados, com estrutura muscular distinta”, esclarece o consultor.

A principal diferença entre os cortes considerados nobres, disse o consultor, reside em sua textura, complexidade de sabor e, crucialmente, no seu grau de exclusividade e demanda no mercado. 

A picanha, por exemplo, embora seja extremamente popular, “representa apenas 1,7% da parte traseira do animal, o que a torna relativamente escassa e valorizada”, como detalha Freitas.

Serviço Corrientes 348

 Jardins

Endereço: Rua Bela Cintra, 2305 – Consolação, São Paulo/SP 

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h30 e domingo das 12h às 21h 

Telefone: (11) 3088-0276 

Vila Olímpia

Endereço: Rua Comendador Miguel Calfat, 348 – Vila Olímpia, São Paulo /SP 

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h30 e domingo das 12h às 21h 

Telefone: (11) 3849-0348 

Jardim Europa

Endereço: Rua Dr. Mário Ferraz, 32 – Jardim Europa, São Paulo/SP 

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h30, domingo das 12h às 21h

Telefone: (11) 3032-6348 

Marina da Glória

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, restaurante 103 – Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ 

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 21h30

Telefone: (21) 2557-4027

Barra da Tijuca:

Endereço: Avenida das Américas, 7777 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ 

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h30 e domingo das 12h às 21h 

Telefone: (21) 3648-7008

The post Corrientes 348 promove festival com cortes exclusivos do terroir argentino appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo