A Zamp (ZAMP3) informou nesta quinta-feira (14) que o conselho de administração da companhia se posicionou favoravelmente à oferta pública de aquisição de ações ordinárias (OPA) lançada pela Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos.
O principal objetivo dessa OPA é retirar a Zamp do segmento básico de listagem da B3 e converter seu registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) da categoria “A” para a categoria “B”.
Na prática, isso significa que a empresa deixará de ser listada publicamente na bolsa de valores. A OPA foi aprovada pela CVM e está marcada para 8 de setembro de 2025.
- VEJA MAIS: Você pode receber um ‘cardápio’ semanal de títulos que podem render acima da Selic em 15%, disponibilizado como cortesia pelo Seu Dinheiro
O fundo árabe já controla 71,5% do capital da empresa dona das marcas Burger King, Popeyes e Subway no Brasil. Agora, deseja adquirir os 26,45% restantes — equivalente a 107,6 milhões de ações.
Para que a Zamp seja efetivamente deslistada da bolsa, é crucial a adesão de dois terços dos acionistas minoritários à oferta e a participação no leilão.
Em 2022, o próprio Mubadala chegou a tentar comprar o controle da empresa, mas desistiu. Agora, em 2025, volta à mesa com uma nova proposta — desta vez, mais agressiva: levar tudo. E com boa chance de sucesso.
A OPA da Zamp: o que o minoritário precisa saber
A OPA é voltada aos acionistas que ainda detêm ações em circulação da Zamp — cerca de 26,45% do capital da empresa, ou pouco mais de 107 milhões de papéis.
Para que a operação tenha sucesso e a Zamp seja deslistada da bolsa, é preciso que dois terços dos minoritários aceitem a oferta e participem do leilão.
Esse leilão será realizado na B3 no dia 8 de setembro, em horário regular de pregão. O Mubadala não pretende vender suas ações nem operar derivativos de ZAMP3 até o fim do processo.
Se a adesão mínima não for atingida, a oferta será cancelada e a empresa continuará listada.
Caso a OPA seja bem-sucedida, a Zamp deixará a B3 e os minoritários que não venderem suas ações no leilão serão forçados a sair dos papéis em uma etapa posterior, quando a empresa concluir o fechamento do capital.
The post Conselho de administração da Zamp (ZAMP3) se posiciona favoravelmente a OPA para deslistagem da B3 appeared first on Seu Dinheiro.