Como se Sornar Um Redator e Ganhar Mais de US$ 100.000 Por Ano?

Você quer aprender como se tornar um redator? Redatores são as mentes criativas por trás das palavras que vendem.
Desde escrever conteúdo para sites (como posts de blog e landing pages), e-mails de marketing e newsletters, e anúncios (como anúncios do Facebook, brochuras, outdoors e muito mais) até criar descrições de produtos e campanhas de mídia social, os redatores ajudam as empresas…
Você quer aprender como se tornar um redator ?
Os redatores são as mentes criativas por trás das palavras que vendem.
Desde escrever conteúdo para sites (como posts de blog e landing pages), e-mails de marketing e newsletters, e anúncios (como anúncios do Facebook, folhetos, outdoors e muito mais)
Até criar descrições de produtos e campanhas de mídia social, os redatores ajudam as empresas a se conectarem com seus públicos e gerar resultados.
Esta é uma carreira muito flexível e altamente gratificante, especialmente se você gosta de escrever e quer administrar um negócio online.
Hoje, tenho uma ótima entrevista para compartilhar com vocês. É com Nicki Krawczyk, uma redatora profissional com mais de 20 anos de experiência trabalhando com grandes marcas como adidas,
TJMaxx e Hasbro. Ela também é a fundadora da Comprehensive Copywriting Academy, onde ensinou mais de 12.000 alunos a iniciar carreiras de sucesso em redação.
Nicki começou sua jornada com uma paixão por escrever e transformou isso em uma carreira de seis dígitos que lhe dá controle total sobre sua agenda e clientes.
Ela está compartilhando suas melhores dicas sobre como você pode fazer o mesmo.
Nesta entrevista, faço perguntas a Nicki sobre como se tornar uma redatora, incluindo:
- O que é copywriting e como ele é diferente de outros tipos de escrita?
- Quanto dinheiro um redator pode ganhar?
- Quais habilidades ou qualificações são necessárias para ter sucesso?
- Como alguém pode encontrar seu primeiro cliente de redação?
- Há espaço para novos redatores internos e freelancers no setor?
- E muito mais!
Não importa se você está procurando uma atividade paralela ou sonha com uma carreira de tempo integral que seja flexível e criativa: a entrevista de hoje é uma leitura obrigatória.
Você pode clicar aqui para saber mais sobre o curso de redação publicitária.

Este vídeo de treinamento gratuito mostra exatamente como entrar na área de copywriting e começar a ganhar dinheiro com suas habilidades de escrita, mesmo que você seja novato e não tenha experiência, certificações ou portfólio.
Aprenda como lançar sua carreira, conseguir oportunidades ocultas de copywriting e construir uma carreira flexível que funcione para você.
Como se tornar um redator
Se você quer aprender como lançar sua carreira como redator, esta entrevista é um ótimo lugar para começar!

1. Conte-me sua história. Quem é você e o que você faz?
Meu nome é Nicki Krawczyk. Sou redatora profissional há mais de 20 anos, escrevendo para empresas multibilionárias como Adidas, TJMaxx, Keurig, Hasbro e outras, além de empreendedores individuais e empresas de todos os tamanhos!
Também ensinei mais de 12.000 alunos a se tornarem redatores profissionais por meio da nossa Comprehensive Copywriting Academy. Somos o programa de treinamento de copywriting online tudo-em-um nº 1.
2. O que é copywriting e como ele se diferencia de outros tipos de escrita?
Copywriting é, sem dúvida, o segredo profissional mais bem guardado para pessoas que amam escrever — embora eu garanta que há um copy a um braço de distância de você agora mesmo! Copywriting é marketing e escrita publicitária.
Somos nós que escrevemos os sites, e-mails, anúncios do Facebook e Instagram, anúncios em banner, mala direta, outdoors, contracapas de livros, descrições de produtos em sites, embalagens de produtos…
Todos os tipos de coisas! Copywriting é a escrita que é projetada para persuadir ou vender; para fazer as pessoas agirem.
Mas mais do que qualquer outra coisa, é sobre criar conexões entre pessoas que têm um desejo ou uma necessidade, e a melhor solução para esse desejo ou necessidade.
Parte do que eu amo sobre copywriting é que é essa mistura divertida de criatividade e estratégia.
E a maioria da escrita é criativa, claro, mas como temos impactos diretos em empresas e organizações, elas estão dispostas a nos pagar tão bem por nossa expertise estratégica.
Há muitas coisas que tornam a redação diferente — ou pelo menos mais especializada — do que outros tipos de escrita, mas acho que a primeira coisa que impressiona as pessoas é o quão bem os redatores são pagos. (Mais sobre isso em breve!)
É uma verdade terrível que a maioria dos escritores não ganha muito dinheiro. A grande maioria dos romancistas precisa de um emprego fixo para sobreviver e até mesmo jornalistas não são pagos nem de longe tanto quanto deveriam.
Até mesmo tentar escrever blogs para clientes (o que é chamado de escrita de conteúdo — é uma escrita projetada para entreter, educar e/ou inspirar) é, geralmente, uma indústria mal paga, de rotatividade e queima, porque há uma barreira muito baixa para entrar.
Mas redatores são escritores muito requisitados e bem pagos — por fazerem um trabalho que já é divertido!
3. Por que você decidiu se tornar redatora e como começou?
O engraçado é que eu estava escrevendo textos muito antes de perceber! Meu pai era diretor de marketing e, quando eu estava no ensino médio, ele trazia para casa um trabalho extra de escrita para eu fazer.
Então, fui para a faculdade de RP, descobri que RP não era para mim, trabalhei com eventos e gestão em uma academia… e tive uma pequena crise de carreira.
Minha mãe me enviou um livro sobre copywriting — e o livro em si não era muito bom, mas me lembrou que copywriting era algo que eu podia fazer. (Não me pergunte *por que* isso nunca me ocorreu!)
Então, eu me esforcei, comecei a encontrar clientes, cometi muitos e muitos erros, mas agora, mais de 20 anos e dezenas e dezenas de clientes depois, meus alunos se beneficiam de todos os erros que cometi e de todas as coisas que aprendi.
4. Como você encontrou seu primeiro cliente de redação?
Certo, então tenha em mente que isso foi há uns 20 anos!
Como eu trabalhava no clube de saúde, eu realmente entendia de marketing e vendas de clubes de saúde, então eu realmente fui à biblioteca para pegar os endereços dos clubes de saúde locais, imprimi cartões postais e os enviei.
(Isso tudo me faz parecer que tenho 130 anos.) Obviamente, a internet tornou muuuuito mais fácil encontrar e alcançar clientes.
O que eu digo aos nossos alunos é que os clientes querem que você os alcance — quando você faz isso da maneira certa.
Quando alguém nos negócios percebe que tem algo que precisa ser feito, é realmente um aborrecimento, porque então eles também percebem que precisam encontrar alguém para fazer isso!
Quando nossos alunos aparecem nas caixas de entrada das pessoas, eles estão facilitando suas vidas ao fornecer uma solução.
Mas isso é fundamental: esse alcance não pode ser nem um pouco comercial ou focado no que o redator quer.
De jeito nenhum.
Nós ensinamos um sistema passo a passo que é focado em fornecer valor antes de tudo, e é por isso que nossos alunos regularmente relatam que as pessoas os agradecem por entrarem em contato!
Eu sei que algumas pessoas acham que a maneira mais fácil de começar como freelancer é procurar trabalho em sites de licitação de empregos como Upwork ou Fiverr, mas essas são, na verdade, as piores maneiras para um redator tentar conseguir trabalho.
Você está constantemente criando uma tonelada de propostas de graça (e elas precisam ser bem escritas, já que você é um escritor) e precisa diminuir sua taxa para ser competitivo.
Além disso, você está colocando todo o controle nas mãos de outra pessoa, e esse é um lugar muito perigoso para se estar.
Você não pode construir um negócio freelance quando outras pessoas têm todo o controle sobre se você consegue trabalho ou não.
Nosso sistema de divulgação permite que o redator decida quanto trabalho ele quer assumir, com quem ele quer trabalhar e quanto ele ganha. Tudo o que ele precisa fazer é seguir os passos!
5. O que você mais gosta em ser redator?
Mencionei antes que adoro a mistura de criatividade e estratégia — esse é definitivamente o elemento principal para mim.
Fundamentalmente, é apenas uma maneira muito divertida de ganhar a vida. Mas, além disso, consigo ter controle total sobre minha carreira. Posso decidir com quem trabalho e em quê, quanto ganho, quando trabalho e até onde trabalho.
Por alguns anos, passei de 3 a 4 meses no exterior e isso não atrapalhou meu trabalho (ou minha diversão) nem um pouco.
Gosto da variedade de projetos em que trabalho e da variedade de negócios e pessoas sobre as quais aprendo. E realmente gosto de poder dizer às pessoas que sou um escritor.
Definitivamente, faço menos trabalho para clientes agora que também ensino, mas nunca vou desistir. É muito divertido!
6. Quanto dinheiro alguém pode ganhar realisticamente como redator?
Acho que soa um pouco exagerado quando digo às pessoas que é perfeitamente possível (provável, se seguirem os passos) ganhar seis dígitos como redator. Então, costumo fazer isso com alguma matemática.
Uma taxa horária inicial para um novo redator seria algo em torno de US$ 50-60 por hora.
Nem todo projeto será por hora (nós ensinamos nossos alunos exatamente como precificar seus serviços e quando eles devem cobrar por hora ou por projeto), mas uma taxa horária é um bom lugar para começar a fazer benchmarking.
Bem, se alguém ganha US$ 55 por hora e quer trabalhar 40 horas por semana, isso dá US$ 114.000 por ano. E, claro, nem todo esse tempo é literalmente gasto escrevendo — há tempo de brainstorming, esboço, edição, chamadas para clientes, divulgação, etc.
E, certamente, suas taxas aumentarão conforme eles ganharem mais experiência e conseguirem mais clientes.
Uma de nossas alunas se tornou redatora e, nos primeiros três anos, ela estava ganhando seis dígitos trabalhando apenas 20 horas por semana, e na verdade aposentou o marido para ajudá-la a administrar o negócio.
Este não é um esquema para ficar rico rápido — definitivamente há aprendizado e trabalho a fazer para chegar lá. Mas é uma carreira valorizada por nossos clientes e que nos paga muito bem.
7. Quais habilidades ou qualificações você acha que são necessárias para ter sucesso como redator?
Primeiro e mais importante, alguém precisa ser um bom escritor. Sei que parece óbvio, mas acho que muitas pessoas que têm esse talento desconsideram isso.
Elas acham que todo mundo pode fazer isso porque elas conseguem, e isso não é verdade.
Mas se você é o tipo de pessoa cujos amigos estão sempre pedindo para você escrever suas cartas de apresentação ou ler seus e-mails para seus chefes ou qualquer coisa desse tipo, você é um bom escritor e não deve ignorar isso.
Além disso, realmente, as próximas coisas importantes são estar aberto para aprender e estar disposto a sair da sua zona de conforto.
Talvez isso pareça óbvio também, mas você ficaria surpreso com quantos adultos podem aceitar intelectualmente que não sabem algo, mas então são pegos de surpresa quando descobrem que precisam aprender algo novo e aprimorar essas habilidades.
E fazer algo novo, qualquer coisa nova, faz você sair um pouco da sua zona de conforto e, inevitavelmente, cria alguma resistência em sua mente.
É uma parte natural do processo — adicionei um curso de mentalidade inteiro ao programa por causa disso. Mas se você puder trabalhar nisso e continuar progredindo de qualquer maneira, você pode ser absolutamente bem-sucedido.
Certificações. Certificações são… BS. Tudo o que uma certificação prova é que você pagou por algo. Acredite em mim; as pessoas perguntam se damos certificações o tempo todo, mas eu absolutamente não farei isso porque elas não têm importância.
Com copywriting, a prova está no pudim: se você puder escrever um ótimo texto (e você demonstrará isso em seu portfólio), as pessoas o contratarão.
Não importa sua formação, idade, gênero, seja o que for. É a qualidade do seu copywriting que importa. Na verdade, se você entrasse no escritório de um diretor de criação tentando exibir sua “certificação”, você seria ridicularizado e expulso da sala. Desculpe, eu fico um pouco nervoso com isso.
É um truque e as pessoas acham que as certificações significam alguma coisa. Não significam; elas apenas fazem você parecer um amador para os profissionais.
8. O que alguém precisa para começar a escrever textos publicitários?
Na verdade, não muito.
Eles precisam de um computador e acesso a uma boa conexão de internet. Às vezes, as pessoas perguntam se podem se virar com um telefone ou um tablet, e talvez, mas isso me parece muito difícil para escrever e revisar um documento.
Eles podem usar o Google Docs gratuitamente para escrever sua cópia e um endereço de e-mail do Gmail está bom.
Eles também precisarão de um site de portfólio, mas os sites que permitem que você crie e hospede esses geralmente custam cerca de US$ 15 por mês. É isso.

9. Como é um dia típico para você como redator?
Esta carreira pode ser realmente flexível. Se alguém quiser trabalhar na equipe (em uma agência de publicidade ou na equipe criativa interna de uma empresa), então você estará um pouco limitado pelas horas que a empresa quer que você trabalhe.
Mas se você quiser ser freelancer, você pode decidir quando e como trabalhar. Muitos dos nossos alunos começam escrevendo textos como um negócio paralelo enquanto trabalham em outro emprego ou cuidam de crianças durante o dia (ou o inverso se as crianças estiverem na escola durante o dia!), e você pode decidir quantas horas quer dedicar a isso.
Trabalhar algumas horas por semana é perfeitamente o suficiente para ganhar de US$ 1.000 a US$ 2.000 por mês, e mais conforme sua experiência aumenta.
E então, é claro, se você quiser fazer isso como seu trabalho principal, você pode decidir quantas horas você gostaria de trabalhar.
(Quando eu era freelancer em tempo integral, eu gostava de ficar na faixa de 30-35 e não tinha problema em atingir seis dígitos por ano.) Você pode fazer sua própria agenda.
Claro, você pode ter que coordenar chamadas com clientes para falar sobre novos projetos ou revisar aqueles em que você está trabalhando, mas isso representa talvez 5%-10% do seu tempo.
O resto é com você para agendar como você achar melhor, quando e onde for melhor para você.
O dia médio de um freelancer provavelmente teria uma mistura de escrita, edição, conceituação (brainstorming), contato com novos clientes, e-mails com clientes atuais e, como eu disse, talvez uma ligação com um cliente.
E como você organiza isso no seu dia depende de você. Sou totalmente inútil no meio da tarde, então é quando costumo fazer recados ou ler ou sair para um almoço tardio.
10. Há espaço para novos redatores no setor?
Há tanto espaço para novos escritores! Há muito mais necessidade de redatores qualificados do que escritores para preenchê-la.
Há, literalmente, milhões de empresas e organizações somente nos EUA. (E você nem precisa se limitar a empresas em seu país).
E há algo entre 4 e 5 milhões de novas empresas iniciadas a cada ano! Cada uma delas precisa de mensagens eficazes. Todas.
Agora, cada uma delas contratará um redator? Deveriam , mas não. Ainda assim, considerando que um redator precisa apenas de 4 a 5 clientes por mês para ter uma renda de seis dígitos e vários desses clientes provavelmente ficarão com você mês a mês, é uma oportunidade absolutamente incrível.
Tenho dito isso aos alunos desde que comecei a dar aulas em 2012 e estava rindo ontem enquanto dizia de novo, mas só se torna mais e mais verdade:
Nunca houve um momento melhor para se tornar um redator. As empresas estão apenas aumentando sua compreensão de quão crucial uma ótima mensagem é para seu sucesso.
11. Quais foram alguns dos maiores desafios que você enfrentou como redator?
Bem, acho que os maiores desafios foram quando eu estava começando — eu não sabia como encontrar clientes, como descobrir meus preços, como conseguir clientes recorrentes.
Cometi muitos erros naquela época e me custou muito tempo e dinheiro. Felizmente, meus alunos podem aprender com meus erros e com todas as coisas que aprendi a fazer desde então.
Não há um projeto ou problema de cliente que eu não tenha enfrentado e não possa orientá-los.
Mas acho que os maiores desafios que nossos alunos enfrentam são os empregos internos.
Quando você está fazendo algo novo, seu cérebro vai criar muita resistência. Existe, literalmente, uma parte do seu cérebro cuja principal função é mantê-lo seguro, como sentar no seu sofá comendo Cheetos e não fazer ou tentar nada novo.
Mas todas as melhores e mais gratificantes coisas da vida — uma nova carreira, um relacionamento, ter filhos, viajar — começam fora de nossas zonas de conforto.
Nossa comunidade tem sido um grande fator no sucesso de nossos alunos porque eles recebem esse apoio pessoal e sabem que, não só não estão sozinhos, mas que não estão se sentindo diferentes de ninguém.
O segredo do sucesso não é realmente sexy: é apenas uma combinação de persistência e consistência.
Entre no caminho e siga os passos comprovados, sim, nos dias em que estiver motivado e vencendo na vida, mas também nos dias em que não tiver vontade ou quando estiver duvidando de si mesmo.
(E quando estiver se sentindo assim, obtenha apoio!) Eu sempre digo aos meus alunos que você pode completar uma maratona dando pequenos passos, desde que continue dando esses passos.
Criar uma carreira de copywriting não é nem de longe tão desafiador quanto completar uma maratona (graças a Deus!), mas o mesmo princípio se aplica. Apenas continue seguindo os passos e você atingirá seus objetivos.
12. Você pode listar os passos que alguém deve tomar para começar como redator?
O primeiro lugar onde alguém precisa começar é obtendo algum treinamento. Eu sei que isso parece egoísta, já que temos um programa de treinamento próprio, mas você não pode cobrar por algo até que saiba como fazê-lo.
É uma carreira — assim como um médico, um advogado, um professor, um chef confeiteiro, etc. — e, assim como todos esses, requer treinamento para realmente saber como fazê-lo.
Depois do treinamento — aprender como fazer — você precisa ganhar experiência. Você precisa praticar.
Muitas pessoas acham que você não consegue experiência sem ter clientes, e que você não consegue clientes sem experiência.
A segunda parte é verdadeira (você precisa de experiência para conseguir clientes), mas você não precisa de clientes para ganhar experiência.
Você precisa praticar suas habilidades e obter feedback para aprimorá-las e então você precisa usar essas habilidades para criar peças de especificação (peças que você cria e rotula como “especificação”) que demonstram suas habilidades antes de você ter clientes. Nós ensinamos nossos alunos a fazer tudo isso.
E então a terceira parte é que você precisa ter um sistema para encontrar e conseguir clientes.
Se você não tem um plano para isso, você não pode ter sucesso. Como eu estava dizendo antes, tentar conseguir trabalho no Upwork ou depender de referências ou apenas esperar que o trabalho venha até você — tudo isso é uma receita para o desastre.
As pessoas acham que ser freelancer é “arriscado”, mas isso ocorre principalmente porque elas não sabem como realmente ir e encontrar e conseguir clientes.
A verdade é que períodos de seca ou renda de “festa e fome” não são absolutamente inevitáveis para freelancers; eles só acontecem quando os freelancers estão colocando o controle nas mãos de outra pessoa ou são negligentes em encontrar clientes.
Quando você tem um sistema comprovado, repetível e confiável para encontrar e conseguir clientes, você está no controle do trabalho que está chegando e pode evitar períodos de seca.
Não só isso, você pode aumentar quando quiser ganhar mais ou diminuir se quiser trabalhar menos por um tempo.
Treinamento, experiência e um sistema para encontrar clientes: é disso que se trata.
13. Você acha importante que um redator tenha um nicho?
Não só não é importante, como é realmente perigoso para um redator escolher um nicho quando está começando.
Pense nisso: como alguém que é novo em redação poderia saber qual indústria ou que tipo de escrita ele vai querer fazer indefinidamente? E como ele poderia saber se essa indústria terá trabalho suficiente para ele?
Além disso, quando você se dedica totalmente a um nicho, você direciona seu site e todo o seu marketing para ele, então, mesmo que alguém de outro setor visite seu site para ver se pode contratá-lo, essa pessoa verá que você tem aquele nicho e presumirá que você não quer o trabalho.
Ao escolher um nicho logo de cara, um redator está desnecessária e artificialmente limitando suas oportunidades.
Quando você está apenas começando, você quer obter o máximo de profundidade e amplitude de experiência que puder: todos os diferentes tipos de trabalho, diferentes tipos de indústrias e diferentes vozes de marca. Quando você tem um portfólio que demonstra que você pode fazer muitos tipos diferentes de trabalho, uma empresa tem mais probabilidade de contratá-lo porque eles podem ter mais confiança de que você será capaz de fazer o tipo de trabalho deles .
Além disso, é valioso para uma empresa ter um redator com experiência em outras indústrias e com outros tipos de projetos.
Há aprendizados, ideias e táticas que você adquiriu e que pode compartilhar, que esta indústria ainda não viu. Você não tem essa oportunidade se ficar preso a apenas um nicho.
Se um redator realmente decidir que quer se dedicar totalmente a uma área depois de alguns anos, ele pode, com certeza, mas é uma péssima ideia tentar fazer isso logo de cara. Uma ideia potencialmente prejudicial à carreira.
E, francamente, acho que a variedade é parte da diversão de copywriting! Eu nunca escolhi um nicho e nenhum outro copywriter precisa escolher.
14. Quais são suas melhores dicas para alguém que quer se tornar um redator?
Bem, nós cobrimos muitos deles! Certificados, nichos, Upwork — tudo isso é apenas uma receita para o desastre.
Nós conversamos um pouco também sobre consistência e persistência; talvez essa seja a melhor coisa para mergulhar. Muitos de nós fazemos planos para fazer algo novo ou mudar algo e acabamos não seguindo em frente.
Ou tentamos ir all-in por, tipo, quatro ou cinco horas e então nos esgotamos. A melhor maneira de seguir em frente com algo — e isso parece tão simples, mas continue comigo — é simplesmente colocar isso na sua agenda.
Literalmente, abra seu calendário do Google ou iCal ou o que você usar e agende o tempo para fazer o que você quer fazer.
É uma coisa tão pequena, mas prevê com certeza as pessoas que terão sucesso das pessoas que se perderão nas ervas daninhas.
Se você quer ser um redator, você com certeza pode se tornar um. Você com certeza pode atingir suas metas.
Mas você não pode chegar lá se não colocar o aprendizado e a prática para isso, e você muito provavelmente não fará isso se não colocá-los em seu calendário.
Eu digo aos nossos alunos que eles podem se tornar redatores no tempo que leva para tomar uma xícara de café.
(Eu gosto de saborear meu café, então, de 15 a 30 minutos.) E isso é completamente verdade — mas eles têm que realmente fazer isso.
Coloque esses 15 a 30 minutos no seu calendário, cinco dias por semana, e apenas siga o processo. É realmente simples assim. Talvez não seja fácil, mas definitivamente simples.
15. Quais são algumas maneiras eficazes para redatores aumentarem sua base de clientes ou suas taxas?
Você sabe, aumentar as taxas e aumentar suas bases de clientes não é nada difícil.
Quando redatores querem aumentar suas bases de clientes, eles consultam (ou preenchem) sua lista de empresas para lançar, e então descem na lista fazendo divulgação.
(De uma forma que forneça valor, antes de tudo!). Como eu digo aos nossos alunos, criar essa “lista de pitch” deve ser divertido; é provavelmente a única vez que eu digo a eles para irem fundo e se perderem um pouco na internet enquanto olham para as empresas e então exploram outras empresas que são seus concorrentes diretos e indiretos, outras empresas que são adjacentes a elas, etc.
Incluindo às vezes apenas ir no Instagram ou Facebook e perceber quem está anunciando para você, sem mencionar olhar os e-mails em sua própria caixa de entrada!
E aumentar as taxas também é bem direto. Conforme um redator aumenta sua experiência e/ou trabalha com um cliente por um tempo, ele fará uma de duas coisas, dependendo do tipo de trabalho que está fazendo.
Para seus projetos de “taxa de projeto” (novamente, ensinamos nossos alunos exatamente como descobrir tudo isso), eles apenas levarão em consideração uma taxa mais alta por hora ao calcular todos os elementos que o projeto incluirá.
Isso aumentará naturalmente suas taxas, sem precisar anunciar a ninguém. E se um redator estiver fazendo trabalho por hora, ele apenas citará sua taxa mais alta para seu novo cliente e informará aos clientes atuais que sua taxa por hora aumentará.
Eu geralmente recomendo dar aos clientes um aviso prévio de pelo menos dois meses e, claro, eles precisam responder para reconhecê-lo antes que você possa começar a cobrar a taxa mais alta.
Com ambos, porém, é fácil porque ambos são construídos sobre uma base sólida. Se você quer mais clientes, você disca seu sistema de alcance.
E se você quer aumentar suas taxas, você usa os sistemas que você já está usando para calcular suas taxas atuais.
16. Como a IA está afetando o setor de redação publicitária?
Sei que algumas pessoas estão preocupadas com isso e eu entendo: parece ameaçador. Mas a boa notícia é que, em poucas palavras, isso não vai substituir os redatores.
Todos os grandes gurus de negócios que diziam há um ano, “Uh oh, isso vai substituir os escritores?” estão todos dizendo agora, “IA é uma ótima ferramenta… mas você precisa de um humano para realmente usá-la e incorporar a saída que ela lhe dá.”
E a IA é uma ótima ferramenta — adicionamos um curso ao programa para ensinar redatores a usá-la para pesquisa e brainstorming — mas ela simplesmente não pode substituir redatores.
Primeiro, ela fundamentalmente não pode criar nada novo. Ela pode regurgitar o que já está lá fora, mas não pode criar .
E, segundo, a escrita real é apenas parte do que fazemos. A IA não pode fazer parcerias com clientes, criar estratégias com eles, fazê-los se aprofundar em seus projetos e fazer sugestões onde veem oportunidades ou descuidos.
A IA não pode aconselhar um cliente a mudar a direção de um projeto com base no que esse cliente disse a ele sobre seus objetivos e seu público-alvo e não pode oferecer novas ideias para diferentes maneiras de abordar um público-alvo ou chegar a uma mensagem de forma diferente.
Os redatores de conteúdo (falamos sobre isso lá no começo) devem ficar um pouco preocupados, já que a qualidade exigida para o conteúdo é muito menor.
Certo, agora mesmo os mecanismos de busca estão penalizando sites por usar muita IA em seu conteúdo, mas ainda assim. Os redatores de conteúdo devem se preocupar com a IA (e com vários outros problemas com seu setor).
Mas os redatores devem ficar animados com a IA e todos os desenvolvimentos que estão sendo feitos; tudo isso nos ajuda a fazer nosso trabalho ainda melhor.
17. Você pode me falar sobre o curso de copywriting que você oferece? Por que alguém deveria fazê-lo?
Nosso programa é chamado de Comprehensive Copywriting Academy e não o chamamos de “abrangente” à toa! Somos o programa de treinamento de copywriting online tudo-em-um nº 1 e mais de 12.000 alunos confiaram em nós para ajudá-los a aprender copywriting e construir suas carreiras.
Nós ensinamos às pessoas absolutamente tudo o que elas precisam saber para construir uma carreira de sucesso como redatoras, desde não saber nada sobre redação até aprender o ofício, aprimorar suas habilidades, construir sua experiência e encontrar e conquistar consistentemente clientes com ótimos salários.
O treinamento e os exercícios são feitos no seu próprio ritmo e temos duas ligações mensais de coaching ao vivo com nossos coaches de redação, sem mencionar um grupo muito ativo no Facebook, exclusivo para alunos, para obter feedback, fazer perguntas e comemorar vitórias comigo, com nossos coaches e com toda a comunidade CCA.
E, além disso, o programa vem com acesso vitalício, então, sim, você sempre pode dar uma pausa se a vida atrapalhar e depois voltar a ele.
Mas também, há treinamentos que você nem vai precisar até que um cliente solicite esse tipo de trabalho!
Ao mesmo tempo, estamos sempre adicionando ao programa (acabamos de adicionar um curso sobre o uso de IA como ferramenta) e nossos alunos têm acesso a quaisquer novos elementos que adicionarmos.
Nosso programa é o mais completo que existe, sem mencionar o único que oferece acesso vitalício não apenas ao curso, mas também à comunidade e ao coaching.
Nossa equipe se dedica a ajudar todos os nossos alunos a atingirem todas as suas metas — seja por meio de um trabalho na equipe, freelancer em tempo integral ou até mesmo freelancer em meio período — e vivenciar toda a realização, liberdade e sucesso financeiro que vêm com uma carreira profissional de redação.
Você pode clicar aqui para saber mais sobre o curso de redação publicitária.

Este vídeo de treinamento gratuito mostra exatamente como entrar na área de copywriting e começar a ganhar dinheiro com suas habilidades de escrita, mesmo que você seja novato e não tenha experiência, certificações ou portfólio.
Aprenda como lançar sua carreira, conseguir oportunidades ocultas de copywriting e construir uma carreira flexível que funcione para você.
Você está interessado em começar um negócio de redação publicitária?