Blog

Brasil tem destaque na primeira lista estendida do The World’s 50 Best Hotels; saiba qual o hotel listado

Estar entre os 50 do 50 Best é, de fato, um prestígio. No entanto, figurar no ranking estendido entre o 51º e 100º lugares, também é motivo de comemoração. Hoje (14), pela primeira vez, a marca divulgou as posições adicionais da lista The World’s 50 Best Hotels, criada em 2023. O Brasil está presente nesta estreia com o Belmond Hotel das Cataratas, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, na 76ª colocação.

A ideia de divulgar listas estendidas, segundo o 50 Best, é ampliar o reconhecimento internacional de estabelecimentos de excelência que se destacam globalmente.

  • A marca, conhecida principalmente por seus rankings The World’s 50 Best Restaurants e The World’s 50 Best Bars, começou a divulgar as posições de 51 à 100 em 2019, especificamente para restaurantes. Já o ranking de bares passou a ter sua versão estendida em 2021. 

“Ao entrarmos no nosso terceiro ano, temos o prazer de homenagear ainda mais hotéis de destaque em todo o mundo com a lista ampliada de 51 a 100. A partir deste ano e nos próximos, poderemos apresentar um conjunto ainda maior de hotéis e territórios”, diz Emma Sleight, head de conteúdo do The World’s 50 Best Hotels, em comunicado oficial.

A lista estendida abrange 24 territórios diferentes (países, regiões autônomas, ilhas ou coletividades ultramarinas, por exemplo) e 40 cidades. Além disso, inclui 13 hotéis independentes. As primeiras 50ª posições do The World’s 50 Best Hotels 2025 serão divulgadas no dia 30 de outubro.

Piscina do Belmond Hotel das Cataratas
Piscina do Belmond Hotel das Cataratas

Como entram os premiados no ranking recém-criado

De acordo com a organização, a criação do The World’s 50 Best Hotels, em 2023, se deu com o objetivo de consolidar a dona das listas também como referência na curadoria global de experiências premium de turismo e hospedagem. Isso conectado às tendências do mercado e com padrão de excelência, claro.

  • A decisão, segundo a marca, veio após 20 anos da prática de identificar destaques na gastronomia e coquetelaria. Isso porque a lista de restaurantes The World’s 50 Best Restaurants foi criada em 2002, e a de bares, em 2009. 

Os estabelecimentos que entram tanto na lista principal do The World’s 50 Best Hotels, quanto na estendida, são votados por mais de 800 membros que integram a The World’s 50 Best Hotels Academy. Entre eles, hoteleiros, jornalistas, consultores, criadores de conteúdo e viajantes experientes localizados em diferentes regiões do mundo. 

Cada membro da academia seleciona até sete hotéis, levando em conta suas experiências pessoais nos estabelecimentos nos últimos dois anos. Os critérios envolvem aspectos como atendimento, design, hospitalidade, gastronomia e inovação. 

Os votos são coletados, tabulados e auditados de modo independente. Isto é, de forma anônima, sem interferência de patrocinadores e o resultado final é verificado por uma consultoria externa. O resultado dessa votação dá origem a lista dos 100 melhores hotéis.

Hotel das Cataratas na estreia da lista estendida 

Independentemente do resultado das primeiras 50ª colocações, o Brasil já garantiu sua figuração na lista estendida em 2025. O responsável por trazer este prestígio ao país foi o Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, classificado no 76º lugar.

  • O hotel, inclusive, recebeu o reconhecimento máximo de três Chaves Michelin em 2025. Este foi o segundo ano da premiação que contemplou pela primeira vez estabelecimentos da América do Sul.

A hospedagem é a única localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Por isso, tem acesso exclusivo às trilhas e à vista direta das Cataratas em horários privativos. 

Pique-nique no jardim do Belmond Hotel das Cataratas
Pique-nique no jardim do Belmond Hotel das Cataratas

Com inspiração no estilo colonial português, como aponta o 50 Best, o hotel apresenta em cada um dos seus 200 quartos, elementos tradicionais como azulejos pintados à mão. Já no exterior, além de toda a beleza natural do parque ao redor, é possível contemplar os jardins tropicais da propriedade, e relaxar em uma ampla piscina. 

Algumas das atividades oferecidas pelo hotel para aproveitar ao máximo o cenário deslumbrante, incluem caminhadas guiadas em meio ao luar na trilha das Cataratas, passeios de bicicleta pelo parque, experiência de observação de aves, bem como expedições de fotografia. Além disso, há aulas de ioga ao ar livre e sessões educativas com guias especializados sobre fauna e flora locais. 

Em 2025, corpo de votantes mais diverso

Em abril deste ano, o 50 Best anunciou a nomeação de quatro novos presidentes da academia para a The World’s 50 Best Hotels Academy, de diferentes regiões globais. Tais adições aumentaram a quantidade de membros da liderança de nove, em 2024, para um total de 13 em 2025. 

Entre os novos presidentes, está a jornalista e apresentadora brasileira, Camilla Guebur, representante da América do Sul e Latina. Também fazem parte do novo grupo o jornalista croata Hrvoje Petrić, que representa a Europa Central e Oriental e a americana Samantha Brooks, nome escolhido para os Estados Unidos e Oeste do Canadá. Por fim, Wendy Watta, do Quênia, completa o quarteto, representando a África. 

De acordo com Emma Sleight, head de conteúdo do 50 Best Hotels, cada um foi escolhido por por sua expertise no setor de viagens e ficou responsável por “construir um painel de eleitores diversos e equilibrados em termos de gênero de todo o seu território.” A adição de mais quatro regiões aumentou o número de votantes que anteriormente era de cerca de 600 para mais de 800 neste ano.

O brasileiro fixo no 50 Best Hotels 

Embora o ranking estendido de hotéis seja recente, esta não é a primeira vez que o Brasil aparece na lista. Inclusive, as duas anteriores contaram com a presença brasileira por meio do hotel Rosewood São Paulo.

Piscina do Rosewood São Paulo
Piscina do Rosewood São Paulo

Em 2023, o estabelecimento conquistou a 27ª posição, sendo eleito também o melhor hotel da América do Sul. Já em 2024, a hospedagem subiu para a 24ª colocação e manteve o título referente à região.

  • Na última semana, o hotel também foi premiado com três Chaves Michelin em 2025. Além disso, seu centro de bem-estar, o Asaya Spa, foi reconhecido neste ano como o Melhor Spa de Hotel da América Latina de 2025 no prêmio independente World Spa Awards
A sala de cristais do Asaya Spa
A sala de cristais do Asaya Spa

Outros destaques da lista estendida

A Europa lidera a lista estendida com 17 hotéis classificados. Entre eles, nove estão na Itália. Alguns exemplos são o Hotel Cipriani (72º), em Veneza, Casa Maria Luigia (82º), em Módena, e Portrait Milano (99º), em Milão. 

Nova York, por sua vez, domina o ranking em relação à América do Norte, com quatro hotéis. Os destaques são o Aman New York (61º), The Carlyle New York (64º), The Fifth Avenue Hotel (75º) e The Greenwich Hotel (77º), todos localizados em Manhattan.

Já na América Latina estão estabelecimentos do México e Peru. Entre os mexicanos, estão o Four Seasons Tamarindo (55º), localizado em uma reserva natural no estado de Jalisco; o Montage Los Cabos (67º), em Cabo San Lucas; e o Rosewood Mayakoba (95º), em Playa del Carmen. O Peru, por fim, figurou com o Belmond Palacio Nazarenas (87º), em Cusco.

The post Brasil tem destaque na primeira lista estendida do The World’s 50 Best Hotels; saiba qual o hotel listado appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo