Talvez você tenha se deparado nos últimos dias com notícias e alertas de que as informações dos usuários do Gmail estariam em risco e que suas senhas deveriam ser trocados. Isso porque o Google teria sofrido um ataque hacker que teria colocado em risco 2,5 bilhões de usuários do Gmail. A empresa negou que seu serviço de e-mail tenha sido atacado.
Tudo não teria passado de um mal-entendido: diversos sites norte-americanos confundiram o Gmail com um incidente no Salesforce do Google, serviço de nuvem que não tem ligação com os emails da empresa.
Segundo dados de 31 de março de 2024, o Gmail tinha 1,8 bilhão de contas ativas — ou seja, as notícias falsas do suposto ataque hacker apontavam para uma quantidade de usuários muito superior à real.
O verdadeiro ataque hacker
Em junho deste ano, o Google sofreu um ataque hacker via Salesforce em que os golpistas roubaram informações “de diversas instâncias corporativas”, conforme informado em documento com data de 26 de agosto.
VEJA MAIS: Pagadora de dividendos “fora do radar” – analista recomenda investir em Eucatex (EUCA4) e outras 4 ações para buscar proventos; entenda
Foi essa recente atualização sobre o incidente de três meses atrás que teria dado munição a boatos de que o Gmail teria sofrido um ataque hacker e de que todos os usuários do e-mail deveriam trocar suas senhas. Na mesma semana em que a notícia falsa começou a circular, o Google atualizou o documento sobre o caso.
O que fazer em casos de ataque
Notícia real ou falsa, os ataques pela internet aumento ano após ano. Portanto, caso seu e-mail ou algum outro serviço sofra um vazamento de dados, a primeira recomendação é alterar sua senha na plataforma afetada.
Para saber se sua conta está em risco, basta acessar o site Have I Been Pwned, que permite verificar se seu e-mail sofreu algum tipo de vazamento, alertando para a necessidade de mudar suas senhas.
Dicas para criar senhas seguras:
- Crie senhas longas: prefira frases ou músicas que tenham significado pessoal para você.
- Use combinações variadas: inclua letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como @ e $.
- Evite senhas óbvias: frases completas são fáceis de memorizar e difíceis de adivinhar.
- Use senhas exclusivas para cada site: evite repetir a mesma senha em diferentes plataformas.
Gerenciadores de Senhas
Gerenciadores de senhas são ótimos para manter suas credenciais seguras, com opções como:
- Gerenciador de Senhas do Google
- LastPass
- KeePass (com versão para Android)
Autenticação em duas etapas
Ativar a autenticação de dois fatores em suas contas adiciona uma camada extra de segurança. O login só será autorizado após a inserção de sua senha e um código adicional enviado para um dispositivo confiável.
Chaves de acesso (passkeys)
Empresas como Google, Apple e Microsoft estão promovendo o uso de chaves de acesso para substituir o login tradicional por senha. Com elas, você pode fazer login usando biometria ou um código PIN, tornando o acesso mais seguro e fácil.
The post Ataque hacker contra 2,5 bilhões de usuários do Gmail? Google nega e conta como identificou ‘fake news’, mas admite ação contra outro serviço appeared first on Seu Dinheiro.