Blog

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

No dia em que manifestações bolsonaristas se espalharam pelas ruas do País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um longo discurso em Brasília. Ele aproveitou o 17° Encontro Nacional do PT para tratar de temas caros ao seu governo. 

Negociações comerciais com os EUA, conferência do clima, a dança das cadeiras no Congresso e a eleição de 2026 — nada disso escapou do petista. 

O Seu Dinheiro fez um resumo das principais declarações dadas por Lula no evento e você pode conferir a partir de agora. 

Lula fala sobre as tarifas de Trump

Lula disse que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os EUA porque tem “tamanho, postura e interesses” para isso. 

Ele classificou como “inaceitável” o governo norte-americano usar justificativa política — a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro — como um dos motivos para tarifar os produtos brasileiros.

“O Brasil hoje não é tão dependente quanto já foi dos EUA. O Brasil tem uma relação comercial muito ampla, no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico, mas obviamente não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os EUA”, disse.

O petista também se recusou a abrir mão da busca pelo uso de moedas alternativas ao dólar no comércio internacional, política que tem sido criticada por Trump. 

Eleições 2026

Lula disse que vive seu melhor momento, aos 79 anos, e que está motivado para as eleições de 2026.

Segundo ele, “a velhice é um dom de Deus” e que viver mais não significa estar velho fisicamente e mentalmente. Lula afirmou, ainda, que se sente com 30 ou 28 anos.

“Pode ter certeza que sou um cara otimista. Estou muito motivado, muito, mas muito motivado”, disse.

Ele também cobrou que o PT se empenhe em eleger a maioria dos senadores em 2026 e afirmou que é necessário avaliar se os nomes que querem se candidatar têm condições de ganhar.

“Nós temos quase todos os senadores em reeleição; eles [a oposição bolsonarista], não, eles já têm 25 senadores. Se eles elegem 17, eles vão para 41, e vão fazer a maioria no Senado”, disse.

Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro vem destacando a importância de ganhar uma maioria no Senado — são os senadores que podem aprovar, por exemplo, o impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.

Lula: Brasil fará a melhor COP já realizada

O Brasil fará a melhor Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) já realizada e isso começa a assustar as pessoas que acham que são donas do mundo, segundo Lula. 

“Fizemos a melhor reunião do G20 já feita na história, aqui no Brasil. Fizemos a maior reunião do Brics já realizada, aqui no Brasil”, afirmou.

O petista acrescentou que está satisfeito com o que tem conseguido fazer no País e rebateu críticas de que o governo não teria credibilidade. 

“O que nós fizemos não chegou para ninguém ainda. É muito lançamento dentro do Palácio do Planalto e pouco lançamento na rua.”

Brasil fora do mapa da fome

Lula também aproveitou a ocasião para afirmar que está orgulhoso porque o Brasil saiu do mapa da fome em dois anos de meio de seu mandato. 

“Fico feliz, Edinho, porque no meu discurso de 2003, a coisa mais forte que eu disse foi que, se ao terminar o meu mandato, eu tivesse conquistado o direito de cada mulher, de cada homem e de cada criança, tivesse almoçado, tomado café e jantado, eu teria realizado a missão da minha vida”, disse ele se dirigindo ao presidente eleito do PT.

*Com informações do Estadão Conteúdo

The post As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo