No dia em que manifestações bolsonaristas ocorrem em todo o País, pesquisa Datafolha revela que a maioria dos brasileiros não vota em candidatos que prometem livrar Jair Bolsonaro de condenações pelos eventos de 8 e 9 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram Brasília de depredaram edifícios dos Três Poderes.
O levantamento mostra que 61% não votariam de jeito nenhum em quem prometer livrar Bolsonaro das acusações, enquanto 19% dizem que votariam com certeza no candidato que liberar o ex-presidente. Outros 14% talvez votassem e 6% restantes disseram não saber.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo Brasil nos dias 29 e 30 de julho e tem margem de erro geral de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
- VEJA TAMBÉM: Onde investir na renda fixa com a Selic em 15% ao ano? O Seu Dinheiro disponibilizou um compilado de recomendações de forma gratuita
Reeleição: Lula e Bolsonaro
A pesquisa Datafolha mostra ainda que 71% dos eleitores veem como certa a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição, enquanto 54% consideram que ele deveria desistir do pleito e 44% apoiam a ideia de reeleição.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aparece como preferido em substituição a Lula com 26% das citações ante 18% do início de junho, enquanto as menções ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, caíram de 37% em junho para os atuais 29%.
Em abril, 62% afirmavam que Lula seria candidato, percentual que subiu para 66% em junho e 71% na rodada atual.
Já o número de eleitores que não veem Lula disputando a reeleição caiu de 34% em abril para 28% em junho e para 23% na rodada atual da pesquisa. Em junho, 57% afirmavam que Lula não deveria disputar a reeleição, número que caiu para os atuais 54%.
Em relação a Bolsonaro, 67% dos eleitores afirmam que ele deveria desistir da candidatura – porcentual estável desde abril, enquanto 30% acreditam que ele deve manter o nome no pleito ante 29% em junho.
Os nomes mais citados como preferidos para substituir o nome de Bolsonaro no pleito são a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 23% das menções, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21% das citações.
Manifestações ocorrem por todo País
A segunda parte da pesquisa Datafolha foi liberada neste domingo (3), dia em que manifestações bolsonaristas ocorrem em diversas cidades do País, incluindo em municípios do interior.
Mais cedo houve protestos em Brasília, Goiânia, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A maior mobilização se concentra em São Paulo, na avenida Paulista, em ato puxado pelo pastor Silas Malafaia.
No Rio, ato liderado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), aconteceu na orla de Copacabana.
Em Brasília, a manifestação foi feita em forma de passeata no eixo de lazer.
The post Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha appeared first on Seu Dinheiro.