
Em um movimento que promete jogar um pouco mais de lenha na rivalidade histórica entre argentinos e ingleses, o Banco Central da Argentina anunciou o lançamento de uma moeda comemorativa. A peça, feita de prata, celebra uma das jogadas mais icônicas da história do futebol mundial — mais precisamente na Copa do Mundo de 1986.
E os ingleses provavelmente não ficarão muito contentes com a escolha do gol celebrado.
Poderia ser o famoso “Gol de Mão” — ou, como os hermanos dizem, “La Mano de Dios” —, aquele polêmico momento em que Diego Maradona, usando sua mão esquerda, marcou um gol que até hoje é lembrado e celebrado.
Porém, a moeda não faz referência a esse gol controverso. Em vez disso, ela homenageia o lance que muitos classificam como o gol mais bonito da história das Copas. Para os argentinos, foi o “Gol do Século“.
Argentina e Inglaterra enfrentavam-se pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986, no México. Um jogo marcado por tensão tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Quatro anos antes, a Inglaterra derrotara a Argentina Guerra das Malvinas, Falklands para os ingleses. O conflito militar só intensificou a animosidade entre os dois países.
VEJA TAMBÉM: CHINA vs EUA: Começou uma nova GUERRA FRIA? O que está em jogo nessa disputa – assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
O confronto ocorreu em 22 de junho de 1986. Naquele domingo, mais de 114 mil torcedores lotaram o Estádio Azteca, na Cidade do México, na expectativa de um grande jogo. E o que viram foi a história do futebol sendo escrita diante de seus próprios olhos.
Depois de um primeiro tempo tenso e sem movimentação de placar, Diego Maradona subiu para dividir com o goleiro Peter Shilton aos 6 minutos da etapa complementar. Do alto de seu 1m65, o lendário craque argentino desviou a bola para o gol. O que o árbitro e seus auxiliares não perceberam foi um sutil toque com a mão. “Foi um pouco com a cabeça e outro pouco com a mão de Deus”, diria Maradona sobre o gol.
Quatro minutos depois, indiferente à revolta dos ingleses, Maradona marcaria o gol do século. O lance começou antes do meio de campo e terminou com ele driblando praticamente toda a defesa inglesa para marcar 2 a 0. Um espetáculo considerado por muitos (por todos os argentinos, com certeza) o gol mais bonito da história das Copas.
Ao contrário de “La Mano de Dios”, o “Gol do Século” foi uma obra-prima e um golpe em um momento de raiva histórica entre os dois países.
Gary Lineker ainda descontaria para os ingleses, mas não a tempo de evitar a passagem da Argentina para a semifinal.
Forte valor simbólico, baixo valor nominal
Lançada na mesma semana em que Maradona completaria 65 anos, apesar do forte valor simbólico, a moeda tem um valor nominal de apenas dez pesos argentinos (cerca de R$ 0,03). Ela traz uma representação do trajeto percorrido por Maradona até o gol.
Em um dos lados da moeda lançada pelo Banco Central da Argentina, todo o trajeto percorrido por Maradona com a bola é reproduzido. Na outra face, a moeda traz a imagem de uma bola e a inscrição “Copa Mundial de la Fifa 2026”.
Essa não é a primeira vez que a Argentina lança moedas comemorativas relacionadas ao esporte. O país já participou de outras edições do Programa Internacional de Moedas Comemorativas da Copa do Mundo da FIFA, incluindo as edições de 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.
A mais nova moeda comemorativa pode até não valer tanto quanto a libra, mas certamente tem um gosto especial para os argentinos.
The post Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso appeared first on Seu Dinheiro.
El anverso muestra una pelota atravesando la…