Um país que até pouco tempo atrás era esquecido até mesmo nas aulas de geografia agora lidera, com folga, o crescimento na América do Sul.
Trata-se da Guiana, o terceiro menor país do subcontinente. Ela vive um boom econômico impulsionado pelas recentes descobertas de campos de petróleo.
De acordo com projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional), a economia do país deve crescer 10,3% neste ano. Para efeito de comparação, a projeção do fundo para o Brasil é de 2,5% — quatro vezes menos.
Desde 2020, o país apresenta taxas de crescimento que fariam inveja até à China, que tem vivido períodos de desaceleração do crescimento nos últimos anos. Em 2022, o PIB guianense chegou a disparar 63%.
- VEJA TAMBÉM: Está no ar o programa “Onde Investir”, do Seu Dinheiro em parceria com a Empiricus; confira mais de 20 recomendações de investimentos
Boom do petróleo
A antiga colônia britânica tornou-se um grande produtor de petróleo quase da noite para o dia. Até 2019, a Guiana não produzia uma gota do combustível.
Atualmente, extrai cerca de 650 mil barris de petróleo por dia (bpd), com expectativa de mais que dobrar esse número nos próximos anos.
Em setembro, o país anunciou a aprovação de uma nova licença de exploração para o projeto marítimo Hammerhead, que será operado pela americana ExxonMobil.
Segundo o Ministério de Recursos Naturais da Guiana, quando o desenvolvimento do campo Hammerhead estiver concluído, em 2029, a produção de petróleo do país deverá atingir 1,5 milhão de barris por dia.
Venezuela de olho em parte da Guiana
Tamanho crescimento despertou o interesse do vizinho — inclusive militar. A Venezuela chegou a aprovar uma lei que torna a vasta região de Essequibo um dos 24 estados do país.
Em março, o presidente Nicolás Maduro voltou a ameaçar a Guiana, afirmando que o país terá de “aceitar a soberania da Venezuela”.
Com tamanha riqueza em jogo, no entanto, os Estados Unidos já deixaram claro que não ficarão de braços cruzados.
“Se atacassem a Guiana ou a ExxonMobil, seria um dia muito ruim, uma semana muito ruim para eles. Não terminaria bem”, afirmou um alto funcionário americano em coletiva de imprensa.
The post Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025 appeared first on Seu Dinheiro.