Blog

Rodolfo Amstalden: Qual é seu espaço de tempo preferido para investir?

adoro a expressão 
“espaço de tempo”
e tenho tentado usá-la
sempre que 
posso.

só que hoje eu 
não posso
mais.

agora só dá 
espaço
agora não dá
tempo.

A cada manhã de segunda-feira, conversamos eu, Felipe e Ruy sobre ideias pitorescas para o Flash Trader.

Não é bem uma reunião.

Os amantes de reuniões corporativas ficariam atônitos com a estética dessa conversa entre nós três, tão rápida e espontânea quanto a série que a inspira.

Como não há um horário fixo para terminar, ninguém fica enrolando. Falamos apenas sobre o que mais interessa no momento. Às vezes, dura dez minutos. Outras vezes, vinte minutos. Dificilmente passa disso.

Ainda assim, em um curto espaço de tempo, conseguimos cogitar alguns trades interessantes, como o lucro de até +140% com calls do Banco do Brasil compradas antes da divulgação de um resultado que todo mundo sabia péssimo.

Remete à famosa frase de Felipe Miranda, que em breve publicará seu novo livro de aforismos financeiros: “Este trade é muito óbvio para dar certo”.

Antes muito óbvio, logo nada óbvio.

Aliás, você não acha curioso como as coisas se mexem elas mesmas enquanto o tempo passa, e de repente não se mexem mais? Heráclito de dia, Parmênides de noite.

Comentávamos na reunião do Flash dessa última segunda-feira: como pode um dado ativo ter tanta volatilidade diária e quase nenhuma volatilidade mensal, por exemplo?

Sujeito sai para comprar pão francês, quase é atropelado, quase é mordido por um pit bull, quase é assaltado a mão armada, quase cai no bueiro, chega em casa com o pão ainda quentinho e sorri para a esposa que o aguarda com fome de café da manhã.

Eu tenho uma suspeita sobre o que aconteceu enquanto nada acontecia.

No mercado financeiro, os momentos estatísticos de 3ª ou 4ª ordem exercem influência muito grande, mas ficam ocultos durante a maior parte do jogo, esperando o técnico chamar do banco de reservas para decidir o placar.

Como implicação prática desse domínio tácito da assimetria e da curtose, as conclusões sobre os fenômenos financeiros parecem ser extremamente dependentes das janelas temporais escolhidas (como no caso do Equity Risk Premium) – algo típico de uma dismal science.

Alice: “Poderia me dizer, por favor, qual tempo devo medir?”
Gato: “Isso depende bastante de qual conclusão você quer tirar.”
Alice: “Mas não me importa muito a conclusão…”
Gato: “Então também não importa qual tempo você vai medir.”

The post Rodolfo Amstalden: Qual é seu espaço de tempo preferido para investir? appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo