A criação de um novo gigante do setor frigorífico pode estar ainda mais perto de sair do papel. Segundo a coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) formou maioria para agilizar a fusão da Marfrig (MRFG3) com a BRF (BRFS3).
A decisão derruba um obstáculo para a conclusão do processo. Isso porque, na votação dos conselheiros em plenário virtual, foi aprovada a realização da operação por rito sumário, aplicado em casos de baixa complexidade.
Na última semana, o presidente interino do Cade chegou a recomendar que a avaliação da fusão passasse de rito sumário para ordinário, no qual a operação seria tratada como um processo de maior complexidade, o que tende a exigir mais tempo para avaliação.
A recomendação veio na esteira do pedido de reavaliação do negócio feito pela Minerva (BEEF3) e pela Latache Capital, acionista minoritária da BRF.
Vale lembrar que a avaliação do caso pelo órgão regulador já tinha caminhado para um parecer favorável da superintendência em 3 de junho.
Porém, em 12 de junho, o Cade aprovou a inclusão da Minerva como terceira interessada na análise da fusão, estendendo o processo para o aval da operação.
Apesar da recomendação do presidente interino do Cade, a maioria dos conselheiros votou contra o rito ordinário, conforme apurou a coluna do jornal O Globo.
- E MAIS: Calendário de resultados da próxima semana inclui Itaúsa (ITSA4), JBS (JBSS3), BRF (BRFS3) e outras empresas; acompanhe a cobertura completa de balanços
Além do Cade, o aval dos acionistas para a fusão da BRF e Marfrig
A aprovação foi expressiva: 86,71% dos acionistas da Marfrig e 78,39% dos acionistas da BRF votaram a favor da incorporação das ações em assembleias gerais extraordinárias quase simultâneas.
A adesão de grande parte dos minoritários indica confiança no processo de fusão e fortalece a tese da operação. Além disso, com a aprovação, a BRF passará a ser uma subsidiária integral da Marfrig, deixando de existir como companhia independente.
Já os acionistas passarão a ser acionistas da Marfrig, nos termos definidos no protocolo da transação.
As duas empresas devem divulgar, nos próximos dias, avisos aos acionistas com os valores de reembolso e as instruções detalhadas sobre como solicitar a saída.
The post Fusão da Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3) vai sair do papel? Cade forma maioria para acelerar o processo, diz jornal appeared first on Seu Dinheiro.